Já lhe aconteceu entrar num quarto com pouca luz e dar de caras com os olhos de um gato a brilharem no escuro? ou ao conduzir à noite, vislumbrar dois olhos a brilharem na escuridão? - Pode ser assustador, mas é ao mesmo tempo fantástico. Não há luz nos olhos dos gatos. O que realmente vemos é o reflexo (da luz) nos olhos do felino.
Os olhos dos gatos não são diferentes dos nossos quando se trata de reflectir a luz. Quando esta é brilhante, tanto o gato como o homem, usam as pupilas para reduzir a quantidade que entra. Mas no escuro, as pupilas dilatam-se para aproveitar a luz disponível.
A diferença, que faz com que os olhos dos gatos brilhem no escuro, é que os bichanos tem uma camada de células no fundo do olho (o tapetum), que reflecte a luz. Quando esta muda, o 'tapetum' actua como um espelho, reflectindo-a. Este processo, dá ao gato uma capacidade espantosa para ver no escuro (sete vezes mais do que o olho humano).A maioria dos gatos tem a íris azul, verde, amarela ou laranja, mas alguns tem cores diferentes nos dois olhos
Fonte aqui .
Nenhum comentário:
Postar um comentário