Segundo pesquisas, os lactobacilos agem equilibrando o funcionamento do intestino, que impedem e inibem a multiplicação de bactérias danosas e produção de toxinas, previne câncer de cólon, facilita a digestão e fortalecem o sistema imunológico.
Como a flora intestinal é composta por lactobacilos bons e maus. Estas espécies de bactérias quando equilibradas não causam danos à saúde, porém, em contrapartida, podem provocar doenças e alergias. Por isso os microorganismos bons (lactobacilos ou probióticos) precisam ser maioria no intestino. Porém fatores como stress, doenças intestinais, antibióticos e envelhecimento fazem com que eles morram ao longo do tempo, desse modo, se faz necessária a ingestão de alimentos que contenham os lactobacilos.
Os lactobacilos mais famosos estão nos frascos de leite fermentado encontrados no mercado. Sem contra-indicarão, qualquer pessoa, depois da fase do desmame, pode consumi-los. Outras boas fontes estão no leite, iogurte, queijo fresco e coalhada. A quantidade ideal é a de um frasco por dia de leite fermentado e o consumo frequente de queijos frescos, iogurtes, e etc. No entanto, deve-se evitar o consumo excessivo dos lactobacilos, que podem causar desconforto intestinal e ganho de peso.
Por Malanny Serejo, Fonte: todaperfeita.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário