sexta-feira, novembro 05, 2010

Discussão: Castrar ou não ?


Tumblr_lagq64luvp1qbgivoo1_500_large
Larissa


É uma discussão muito comum, afinal, os donos de gatos às vezes ficam indecisos quanto a isso. Apesar de eu já ter minha opinião formada sobre isso, é sempre bom olhar os dois lados, afinal, estamos em uma "discussão", onde os lados "bom e "ruim" de cada uma será mostrado.
A castração é algo muito importante para quem tem um gato, afinal evita crias indesejadas e que, normalmente, são abandonadas por donos irresponsáveis. Então deve-se saber que se você não pretende ficar com esses filhotes que nascem, castre seu gato, porque gatos abandonados, o mundo já tem de sobra. E se todos os donos que não vão cuidar castrassem seus gatos não existiriam tantos assim. Mas, alguns donos gostam de ter um filhote de seu gato, para quando seu gato morrer, ter um gatinho dele. Se o dono tiver condições de dar atenção, amor, carinho e SUSTENTAR esses filhotes e seu gato junto, aí sim é algo a se pensar. Muitos não sabem, mas a castração evita também algumas doenças para sua gata. Mas, aí é com o dono mesmo, responsabilidade é fundamental para decidir. Uma dica: se for castrar, o ideal é que seja logo no começo da vida, a partir dos 6 meses seu gato já pode ser castrado !


Opinião de uma veterinária que me chamou antenção nos comentarios do Blog onde foi retirado a materia:


''Sou veterinária e tenho 3 gatos machos. Castrei os 3. Infelizmente foi necessário, pois apesar de morar em apartamento, eles começaram a brigar quando chegaram aos 6 meses de idade. Estava insuportável criá-los com tantas brigas. Depois que castramos eles se acalmaram e voltaram a viver em harmonia. 
O importante é lembrar que a castração evita brigas, crias indesejadas, mas que o animal vai precisar de cuidados pois seus hormônios vão alterar, ele vai engordar. O ideal é sempre acompanhar direitinho.
Outra coisa, sou contra ao uso de vacina em gatas. O risco tanto de gatas como cadelas de desenvolverem tumores de mama é grande. Muitas vezes o animal já está prenhe e depois da vacina acaba tendo um infecção uterina. Minha mãe sempre deu a vacina na gata dela (por 9 anos), relutava em operar com pena. Este ano a gatinha teve tumor de mama 2 vezes e passou por duas cirurgias. ''


E você, qual é a SUA opinião?


Um comentário:

Amanda Luna disse...

Oii eu adoro animais e acho que pelo menos a maioria devia sim, serem castrados, pois isso diminuiria muito o numero de gatos e cães abandonados nas ruas!!!
beijão e um lindo final de semana
www.sermulhereomaximo.com.br

Follow by Email