sexta-feira, maio 20, 2011

Personalidades - Akira Yamaoka:


Akira Yamaoka, nascido em 6 de Fevereiro de 1968 em Niigata, Japão é um músico e compositor de videogames, tendo lançado canções para diversos títulos da Konami, além de um álbum próprio chamado iFUTURELIST. Yamaoka estudou na Tokyo Art College, onde fez design de produtos e design de interiores. Ele se juntou à Konami em 21 de Setembro de 1993, após previamente ter sido um compositor freelance.

Biografia
Akira é mais conhecido por seu trabalho na série de jogos de videogame Silent Hill, por compor todas as músicas e efeitos sonoros de toda a série (exceto por Silent Hill: Play Novel para o Game Boy Advance e "Esperàndote" em Silent Hill, composta por Rika Muranaka). Desde Silent Hill 3 ele passou a atuar também como produtor da série, mas ainda continuou a compor as músicas dos jogos. As músicas de Yamaoka comumente contém tons de melancolia forte e geralmente identificam-se com ambientes escuros, industriais e trip hop. Desde Silent Hill 3, ele também começou a trabalhar com a colaboração de Mary Elizabeth McGlynn e Joe Romersa para cantar algumas de suas composições. Muitos dos seus trabalhos anteriores foram compilados para a adaptação do filme de 2006 de Silent Hill, dirigido por Christophe Gans.

Suas músicas do Silent Hill 2 foram tocadas ao vivo em 2005 na terceira Symphonic Game Music Concert em Leipzig, Alemanha. Yamaoka também tocou as suas músicas de Silent Hill na estreia mundial da PLAY! A Video Game Symphony em 27 de Maio de 2006 em Chicago, Illinois, e acompanhou a orquestra com uma guitarra elétrica de sete cordas. Ele também compôs as músicas para a série de jogos da Konami, Bemani, que também se caracteriza por ter músicas similares as de Silent Hill. Seu primeiro álbum original, iFUTURELIST, foi lançado em Janeiro de 2006. Em 2 de Dezembro de 2009 foi anunciado que Yamaoka deixaria sua duradoura carreira na Konami. Em 3 de fevereiro de 2010 foi anunciado que Yamaoka se juntou à Grasshopper Manufacture e trabalhará com Goichi Suda e Shinji Mikami no próximo jogo de horror seus em parceria com a Electronic Arts.

Vida pessoal
Antes de trabalhar como compositor de jogos de videogame, Yamaoka inicialmente trabalhou como designer, mas ao invés disso, tornou-se um músico após estudar produção na Tokyo Art College.
Em 1993, ele entrou para a Konami para trabalhar no jogo Sparkster: Rocket Knight Adventures 2. Quando a Konami começou a buscar por um músico para compor a trilha de Silent Hill, escolheram Yamaoka voluntariamente, porque o consideravam o único capaz de fazer a trilha sonora.

Influências 
Yamaoka cita entre suas influências Angelo Badalamenti (mais conhecido pelo seu trabalho com a trilha sonora de David Lynch), Metallica e Depeche Mode. Quando perguntado se os seus estudos na Tokyo Art College tinham o ajudado em sua carreira músical, ele respondeu:

"Naquele tempo, Mick Karn da banda Japan, Steve Strange do Visage, e uma série de outros músicos, combinavam as noções de Arte e Música com o seu estilo próprio moderno. Eu realmente fui influenciado por isso. Assim, cada vez que eu escrevo as canções, tento combinar Arte e Música."

FONTE:   pt.wikipedia.org

Nenhum comentário: