quinta-feira, abril 04, 2013

Dicas de como usar o delineador:


Tumblr_mkqstci49v1s3lj6mo1_500_large

O delineador é item essencial no estojo de maquiagem. Com ele, os olhos podem ficar mais atraentes e chamativos, dando um toque especial ao look. No começo pode ser complicado de usar, mas nada que um pouco de treino não ajude! Veja dicas dos maquiadores Ruben Navarro e Raphaella Bahia e saiba como criar efeitos diferentes com o delineador:

Tipos de delineador

Antes de aplicar o delineador, é importante conhecer os diferentes tipos e comprar o mais adequado para o seu estilo. Ruben Navarro aponta as principais diferenças:

1. Delineador líquido: é o tipo mais tradicional e um pouco mais difícil de aplicar, mas com a prática, o traço fica retinho! É ideal para fazer traços bem finos e finalizar com o efeito gatinho.
2. Caneta delineadora: é um produto superprático de se aplicar, dá firmeza à mão e pode ser carregado na bolsa para ser usado a qualquer hora.
3. Delineador em gel: é necessário usar o pincel para aplicar e tomar cuidado para não borrar, já que o produto é cremoso. Seca bem rápido!
4. Delineador em forma de lápis: possibilita um traço mais preciso e certeiro. Como a ponta é dura, fica mais fácil de passar.

Dica: Os mais fáceis de aplicar são os líquidos e os em forma de lápis.

Tipos de olhos

Segundo Raphaella Bahia, o delineador é mais indicado para os olhos maiores: “Nos olhos pequenos, o traço do delineador pode diminuí-los ainda mais”. Ela também ressalta os tipos de efeitos que podem ser criados com o produto: “Podemos criar vários efeitos com ele, desde o estilo pin-up até os mais clássicos. O ideal é fazer uma linha bem fininha rente aos cílios e depois ir aumentando conforme o efeito desejado”. Ruben Navarro conta quais traços são melhores para cada estilo de olho:

- Olhos pequenos, meia Lua: Faça somente um traço fino de delineador na parte de cima. O risquinho ultrapassa levemente a linha dos olhos. Aumenta o olhar, sendo legal para quem tem olhos pequenos.
- Rock: Faça um traço mais grossinho em cima e esfume com lápis preto na parte de baixo. O delineador encontra o borradinho do lápis. Capriche no rímel.
- Gatinho: Esse é o traço mais clássico e perfeito para quem tem olhos amendoados.
- Egípcia: Para um olhar misterioso, faça traços bem marcados, tanto em cima quanto embaixo.
- Andorinha: Se você quer um traço mais longo, mas não tem coragem de ousar muito, esta opção é delicada e aumenta o olhar.
- A lá Amy: A cantora Amy Winehouse já eternizou este traço! Mas atenção: só quem tem bastante pálpebra consegue fazer este efeito.

Preparação
Antes de aplicar o delineador, é importante escolher algum tipo de sombra para dar mais destaque aos olhos. “O ideal é aplicar pelo menos uma sombra neutra por baixo do delineador. O acabamento fica melhor”, explica Raphaella. Se a mulher optar por não passar nenhum tipo de sombra, Ruben revela: “Pode deixar o olho somente com delineador, mas a dica é deixar o traço mais grosso que o normal, quando sem sombra”.

Olho tudo, boca nada
Uma dúvida que surge ao apostar no make mais pesado nos olhos é se o batom pode ser de cores vibrantes. “Depende do estilo que quiser criar. Se a mulher preferir um estilo mais ousado, não tem problema usar os dois juntos. Quem gosta de algo mais clássico ou discreto, o ideal é fazer uma linha bem fina rente aos cílios, por cima da sombra”, conta Raphaella. Já Ruben aposta nos batons de tons avermelhados: “Finalize a maquiagem com batom vermelho e muito rímel. Batons vibrantes com pouco de brilho são os mais recomendados neste caso”.

Delineado gatinho

O delineado gatinho fez sucesso na década de 50 e voltou com tudo. Este estilo realça o olhar e deixa o make com efeito incrível. Veja como fazer e se inspire nas celebridades para deixar seus olhos mais sexy e demarcados:

1. Prepare a Pele
Aplique corretivo nas olheiras e manchas para suavizar as imperfeições. Depois, passe base e pó por cima para finalizar a pele. Não se esqueça de passar nos olhos, porque ajudam a fixar melhor o delineador.

2. Bolinhas mágicas
Desenhe bolinhas de dentro para fora do olho, na mesma linha dos seus cílios. Não importa o tamanho delas, mas elas precisam estar na mesma direção. Mantenha os olhos esticados o tempo todo.

3. Fazendo o traço
Ligue uma bolinha à outra. Deixe a parte de dentro mais fina que a de fora. Se errar, corrija com um cotonete. Delineador em caneta é mais fácil para fazer esse tipo de desenho nos olhos.

“O delineado gatinho combina com olhos amendoados, pois dependendo da curvatura do olho, se a pessoa tiver o olhar triste, o ‘puxadinho’ do delineador não fica perfeito”, aponta Raphaella. A profissional ainda afirma que esse delineado é melhor para looks noturnos: “Para eventos de dia, um bom rímel ou delineador com traço normal já é suficiente”, conclui.



Nenhum comentário:

Follow by Email