segunda-feira, agosto 09, 2010

Hidratação da pele: o que precisamos saber


A pele normal possui um percentual de hidratação necessário para que ela possa exercer suas funções adequadamente. Vários fatores podem influir neste percentual, deixando a pele ressecada.


O que pode provocar o ressecamento da pele?
São vários os fatores responsáveis:


Fatores climáticos, como o vento, o sol, frio intenso e o ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação.
Substâncias químicas, como sabões e detergentes, eliminam a gordura da pele, afetando o manto lipídico que ajuda a reter a umidade natural da pele, deixando-a desprotegida e favorecendo a desidratação.
Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele diminui. Por isso, é comum que pessoas idosas apresentem a pele mais seca.
Algumas doenças como dermatite atópica, psoríase e ictiose, provocam alterações na pele que modificam sua hidratação natural.
As alterações provocadas pelo excesso de sol na pele, o fotoenvelhecimento, também favorecem a sua desidratação.


Quais os problemas de uma pele desidratada?


A pele desidratada pode ter sua função de proteção comprometida, além de ganhar aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência à descamação. A pele ressecada é mais frágil e sujeita a irritações.


Que cuidados podem evitar o ressecamento da pele?
Para evitar o ressecamento, é importante:


Beber bastante líquidos, aproximadamente 2 litros por dia.
Proteger a pele das agressões externas, evitando o sol em excesso e sem proteção solar.
Nas áreas de pouca oleosidade, não deve-se utilizar sabonetes em demasia, bucha e água muito quente, para não diminuir ainda mais o manto lipídico.
Caso sejam tomados mais de um banho por dia, os sabonetes devem ser usados no corpo todo apenas em um dos banhos. Nos outros, usar apenas nos locais de dobras de pele (virilha, axilas, etc.) ou de maior oleosidade.
Evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula, pois também podem ressecar a pele.
Utilizar hidratantes logo após o banho, nas áreas que apresentem sinais de ressecamento.


Por que a pele fica mais ressecada no inverno?


No inverno, há uma diminuição da transpiração e uma menor umidade do ar, levando a uma menor hidratação natural da pele. Além disso, nesta época, é comum se tomar banhos mais quentes, que retiram a oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.


Qual o melhor hidratante?


O hidratante adequado vai depender das características da pele de cada pessoa. O profissional mais habilitado para avaliar o tipo de pele e os produtos mais indicados para ela é o médico dermatologista.


A descamação pode ser provocada por uma doença?


Algumas vezes, o ressecamento da pele pode ser provocado por doenças que provocam descamação como: a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose, entre outras. Nestes casos, é importante que o dermatologista diagnostique qual é a causa da descamação para indicar o tratamento mais adequado.


Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima - Dermatologista


Fonte aqui .

3 comentários:

Belinha disse...

Muito útil!! pra mim foi ótimo...realmente no inverno minha pele fica muito seca...adorei as dicas! :)

Anônimo disse...

Marissa passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha

Marissa ★ disse...

Brigada gente ! é muito importante para mim seus comentários,o blog tava parado pq tava sem internet,mas agora to com uma nova e vou atualizar o Blog ainda hoje.