quarta-feira, maio 23, 2018

Fala que te esmurro - 13 Reasons Why:


Me deram um motivo para voltar com esse "quadro" fala que te esmurro que criei em um momento descontraído e de raiva no twitter enquanto assistia a 7 temporada de got, o inspirador original do quadro. Agora, com a segunda temporada de 13 reasons why decidi que era hora de traze-lo de volta. Eu nao assisti a segunda temporada e nao assistirei. Porem vi todos os spoilers para ficar um pouco por dentro e estou completamente decepcionada com o que fizeram. Eu amo os atores da serie, eles sao incríveis e com certeza é um dos pontos positivos dela, ela tambem aborda o tema do bullying de maneira que te faz refletir durantes os episódios e tem uma trilha sonora incrivel, mas logo vemos inumeros erros em outras abordagens. Vamos deixar claro que amei o livro (que tem coisas um pouco diferentes), ate gostei da primeira temporada em partes mas nao continuaria. Eu daria um resumo por aqui que pode definir toda a critica: 13rw na primeira temporada nao foi uma serie ruim mas foi uma serie irresponsável. Deveria ter terminado, nao terminou, agora 13rw virou uma serie irresponsável, ruim e desnecessária. 

Alem de na minha opinião eu ter achado que a serie descaracterizou tudo que de melhor tinha no livro e ate os personagens, a gente enxerga nitidamente que o motivo da serie é APENAS ganhar dinheiro. Sabemos que sempre fazem series para ganhar um dinheiro é claro, mas quando voce pega um tema desses o minimo que voce deve fazer é faze-la direito, consciente. É um assunto delicado e importante. Fizessem uma serie teen como qualquer outra entao (nao deixaria de ser irresponsável se abordassem da mesma forma) mas ao menos nao iria ficar se promovendo em cima de uma historia ja feita que deveria ser sobre conscientização do suicidio e do bullying. Nao sobre romance e nem a romanização de nada disso. Nao para fazer parecer que quem comete suicídio é por vingança ou fazer parecer que ela so queria que alguem dissesse que a amava. Uma das parte mais bonita do livro foi o final, do qual praticante ignoraram na serie que era o Clay percebendo outra menina que apresentava comportamento parecido com a Hannah mas que dessa vez ele poderia fazer uma diferença. Dai ele senta do lado dela no onibus e fala com ela ao inves de nunca ter coragem. Eu pensei que a serie ao menos pegaria algo disso para uma possivel continuação apesar de achar extremamente desnecessária.

Nao se importaram nada de que ela realmente pode ser um gatilho do jeito que abordaram tudo na serie e ainda nao dao um pingo de esperança pra quem sofreu algo. Pois os culpados se dao bem e os outros sofrem, tudo bem voce querer aludir a realidade na serie mas o minimo é fazer com que vitimas das mesmas coisas, hoje em dia e na realidade tenham esperança e coragem para denunciar e contar suas histórias sem vergonha de si mesmos. Nao era esse o propósito? Nao era uma serie com propósito? Voce pode ate nao ter se sentido tentado à algo ou ter ficado realmente mal, mas nao quer dizer que outros nao irao tambem. Foi provado que muitos sentiram e infelizmente alguns ate imitaram tudo mesmo. Principalmente se a pessoa for jovem, e a serie querendo ou nao é direcionada a eles! Mesmo contendo cenas extremamente pesadas pro psicológico! Cenas explicitas de suicídio e estupro não deveriam ser mostradas, tem muitas outras formas de conscientizar. A série era aceitável, ate mostrar a personagem cortando os pulsos e como fazer para realmente conseguir se matar e mostrando explicitamente um estupro na segunda  temporada. Cenas extremamente fortes que nao agregam em nada na mensagem da serie. E nao vemos ninguem da produção dando uma explicação ou assumindo algo, falando sobre isso que falamos, se importando. Ou tem? Percebemos ainda mais que a intenção é usar isso apenas para criar polêmica e comentários na internet pra aumentar o marketing da serie mas é muito sujo essa maneira e é muito desonesto usar esse tema para isso. Acaba sendo um "marketing'' bem negativo na verdade.

Nenhum comentário: