sábado, junho 04, 2011

Gatos preferem as mulheres

Tumblr_llzm2qf4xq1qf9vxco1_500_large

Os laços que unem os gatos aos seus donos são mais intensos do que podíamos imaginar, sobretudo quando se tratam de mulheres, sugere um novo estudo citado pela Discovery News. Os gatos afeiçoam-se aos seres humanos, principalmente às mulheres, encarando-os como parceiros sociais e não apenas com o objectivo de obter comida, de acordo com a nova investigação, que será publicada no jornal Behavioural Processes. Este é o primeiro estudo que explica detalhadamente que a dinâmica subjacente à relação gato/Homem é similar à que os seres humanos estabelecem entre si.



“A comida por vezes é usada como prova do carinho, e a forma como os gatos e os seres humanos relacionam com a comida é de natureza semelhante à interacção observada entre uma criança que ainda não fala e a pessoa que cuida dela”, explicou, à Discovery News, Jon Day, um investigador da Waltham Centre for Pet Nutrition.”Os gatos e as crianças são, em parte, controlados quanto à altura em que são alimentados”.



Para este estudo, liderado por Kurt Kotrschal, do Konrad Lorenz Researc Station e da Universidade de Viena, os investigadores gravaram em video e analisaram mais tarde a interacção entre 41 gatos e e os respectivos donos durante quatro longos períodos distintos. Cada comportamento, tanto do gato como do dono, foi avaliado, bem como as respectivas personalidades, embora em separado. No caso dos felinos, colocaram um boneco de peluche com óculos no chão para que o animal fosse apanhado de surpresa.



Os cientistas concluíram que donos e gatos influenciam-se mutuamente e de uma forma, estando sempre a controlar o comportamento uns dos outros. Mulheres extrovertidas com gatos jovens e activos apreciam grandemente esta sincronia, com os felinos a precisarem apenas de recorrer a sinais súbtis, como o leve levantar da cauda, para dizer que querem um contacto amigável.



Embora os gatos sejam muito apreciados pelos homens, este e outros estudos revelam que as mulheres tendem a interagir com os seus animais – sejam estes machos ou fêmeas – mais do que os homens. “Como resposta, os gatos aproximam-se mais frequentemente dos donos quando estes são mulheres e estabelecem contacto com mais frequência (como, por exemplo, saltando para o colo) do que quando os donos são homens”, afirmou Manuela Wedl, da Universidade de Viena, co-autora deste estudo.


FONTE: jn.pt/blogs/osbichos

Nenhum comentário: