quarta-feira, outubro 13, 2010

Portal Cores: Saiba Tudo II


Portal:Cores

 continuando falando sobre cores ..  Portal Cores parte I

Cor Primária

Cores primárias são conjuntos de cores que podem ser combinadas para criar uma gama de cores. Para as aplicações humanas, três cores primárias são normalmente usadas, já que a visão colorida humana é tricromática . Para combinações aditivas de cores, como em projetores de luz sobrepostos ou em monitores de CRT, as cores primárias normalmente usadas são vermelho, verde, e azul. Em combinações subtrativas de cores, como na mistura de pigmentos ou corantes, como nos impressos, as cores primárias usadas normalmente são ciano,magenta, e amarelo, mas o conjunto vermelho, amarelo e azul é popular entre artistas. Veja o modelo de cores RGB, o modelo de cores CMYK e o modelo de cores RYB para mais informações nestes conjuntos populares de cores primárias.

Qualquer escolha de cores primárias é essencialmente arbitrário; por exemplo, em um processo fotográfico antigo, autocromo, tipicamente eram usadas laranja, verde e violeta como cores primáriasEntretanto, a menos que quantidades de cores negativas sejam possíveis, a gama será restrita pela escolha das cores primárias. A combinação de quaisquer duas cores primárias cria uma cor secundária. As cores primárias aditivas mais usadas são as cores secundárias das cores subtrativas primárias mais comuns, e vice versa.

Cores  Primárias Aditivas
O triângulo de cores CIE 1931 RGB com
as primárias monocromáticas

A mídia que combina luz emitida para criar a sensação de uma variação de cores está usando o sistema de cores aditivas. Tipicamente as cores primárias usadas são vermelho, verde e azul.
A televisão e outros displays de vídeo e computador são um exemplo comum do uso de aditivas primárias e o modelo de cor RGB. As cores exatas escolhidas para as primárias representam um compromisso entre os fósforos disponíveis (incluindo considerações como custo e gasto de energia) e a necessidade de um grande triângulo de cores para permitir uma gama enorme de cores. As cores primárias da Recomendação 709/sRGB são típicas.

O espaço de cores CIE 1931 define cores primárias monocromáticas com comprimentos de onda de 435,8 nm (violeta), 546,1 nm (verde) e 700 nm (vermelho). Os cantos do triângulo de cores estão, portanto, no locus espectral, e o triângulo é quase tão grande quanto pode ser. Nenhum dispositivo RGB usa estas cores primárias, já que os comprimentos de onda extremos usados para o violeta e o vermelho resultarão em uma eficiência luminosa muito baixa. A mistura aditiva da luz vermelha e verde produz tons de amarelo, laranja, ou marrom. A mistura do verde e azul produz tons de ciano, e a mistura de vermelho e azul produz tons de púrpura, incluindo o magenta. A mistura de proporções iguais das cores primárias aditivas resulta em tons de cinza ou branco; o espaço de cores que é gerado é chamado de espaço de cores RGB.

Continua ..

Fonte &  mais informações: pt.wikipedia.org/