terça-feira, outubro 12, 2010

Saiba como evitar as manchas nos dentes:




imagem do Google .
Uma da maioria dos problemas que incomodam as pessoas são os dentes meio amarelados e com manchas .Eu por exemplo gostaria que meus dentes fossem mais brancos, mas acho que nao tem como ter aqueles dentes perfeitos,muito brancos.Mas podemos evitar algumas coisas que ajudam a amarelar os dentes:

Alimentos com corante - café, chá e refrigerantes à base de cola, sucos de fruta (principalmente uva, vinho tinto, molho de soja e curry, molhos de tomate, beterraba, etc.  
Tabaco - Libera nicotina que provoca o amarelamento e manchas marrons nos dentes. Envelhecimento do esmalte - também contribui para que os dentes fiquem amarelados. O esmalte, camada mais externa e dura dos dentes vai sofrendo desgaste e, fica mais fino e isto faz com que a dentina, camada mais interna e amarelada, fique mais a mostra.
Fluorose - É uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor através da água e pastas de dentes, durante a formação dos dentes. Ela se manifesta principalmente pela alteração de cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir pequenas manchas ou linhas brancas.
Tetraciclina - O uso deste antibiótico por gestantes em grande quantidade ou longos períodos de tempo, provoca manchas nos dentes decíduos da criança. E se for administrado na criança logo após o nascimento, poderá resultar em manchas nos dentes permanentes. 
Além de saber os fatores que deixam os dentes mais amarelados, é importante também saber algumas técnicas e tratamentos que protegem a superfície dentária: 

Mantenha os seus dentes limpos - isto significa escovação diária. Os horários mais indicados par a higiene bucal são depois acordar, após as refeições e antes de dormir e ela deve durar, no mínimo, dois minutos.
Fio dental - já reparou como os dentes manchados ficam ainda piores nos cantos? Isto acontece porque a placa, uma camada fina de bactérias e restos de alimentos se acumula entre os dentes e a gengiva, manchando o esmalte dos dentes. O uso diário do fio dental reduz a placa e também ajuda a combater as manchas.
Cremes dentais - os creme dentais anti-manchas desenvolvidos para remover manchas de tabaco e café, geralmente são abrasivos, ao contrário da maioria dos novos produtos branqueadores. Esses cremes dentais anti-manchas devem ser usados apenas nos casos mais graves, no máximo três vezes por semana e sob a supervisão de um dentista.  

Profilaxia - A limpeza profissional remove a placa, o tártaro e algumas manchas dos dentes. Deve ser feita pelo dentista no consultório de quatro em quatro meses.
Clareamento caseiro ? deve ter o acompanhamento de um dentista para que possam ser utilizadas quantidades adequadas do gel clareador sem acarretar lesões aos tecidos moles adjacentes. Além disso, o acompanhamento do profissional é aconselhado para que possam ser indicados porcentagens crescentes do ácido contido no gel clareador de acordo com a sensibilidade de cada um dos produtos.
Clareamento à laser ? realizado em consultório odontológico por um dentista. São indicadas cerca de quatro sessões e nossa experiência nos mostra que o melhor resultado é alcançado quando associado ao clareamento caseiro
Microabrasão - O dentista realiza um desgaste superficial do esmalte usando uma pasta dental para abrasão do esmalte contendo ácido clorídrico e micropartículas de carbeto de silício, em um gel a base de água, removendo ou amenizando as manchas provinientes de fluorose. 
Resina composta
 - Recobrimento estético com resinas sobre a face externa dos dentes, podendo ser realizado em uma única sessão.
Facetas de porcelana - são laminas finas e delicadas colocadas sobre os dentes deixando - os na cor e formato que o paciente deseja e que seja harmônico com o seu rosto. 
Cuidado com a alimentação

Frutas - A goiaba é um exemplo de fruta que pode ser uma grande aliada da sua boca, pois é rica em vitamina C, fundamental para a formação do colágeno, uma espécie de "cimento" do tecido gengival. Além disso, favorece a cicatrização da gengiva. Mas em excesso não adianta: bastam 60 ml diários da vitamina.
Alimentos ricos em fibras - maçãs e cenouras, por exigirem mais atrito entre os dentes contribuem para a higiene bucal. A mastigação extra exigida para triturar um cereal ou uma fruta como estas acima citadas, gera um fluxo salivar maior, o que favorece a autolimpeza da cavidade bucal e a menor formação de manchas.
Bebidas - quando ingerir bebidas que possam causar manchas, faça isto em uma ou duas refeições, em vez de bebericá-las o dia inteiro. E escove os dentes logo depois de consumi-las.
Canudos ? Utilize-os ao beber chás, refrigerantes ou sucos de frutas o que reduz a exposição dos seus dentes às bebidas que mancham ou ácidas que aceleram o desgaste do esmalte dentário

4 comentários:

Camila (Cherry Pie Land) disse...

amei as dicas, =*

http://landcherrypie.blogspot.com/

Marissa disse...

obrigada pelo coment *-*

Luisa S. disse...

Amei a dica!! Mto boa!
Para quem gosta de pesquisar sobre ortodontia, indico o site da Arcata, tem dics boas: http://www.arcata.com.br

Marissa disse...

obrigada pelo comentario e a dica *-*
volte sempre :D

Follow by Email