domingo, setembro 12, 2010

Técnicas para decorar suas paredes com Pintura:

Parede rosa com textura imitando tecido



Vocês andam cansados da aparência de suas salas, mas não sabem bem o que fazer para dar aquele “up” ? Oras, mas esse é um problema muito simples de resolver e que nem vai pesar em seus bolsos. Que tal dar uma mão de tinta e usar uma técnica especial de pintura que dê o toque que vai mudar completamente a cara de sua casa? Então vamos pintar paredes e redecorar sem gastar muito.
  • Pra começar qualquer uma das duas técnicas que vamos descrever, lembrem-se de vedar com fita crepe os interruptores e vistas de portas e janelas, se houver.
  • Pintem uma base branca ou creme e esperem secar. Se necessário usem duas demãos da tinta base. Mas é claro que se a sua pintura é clara e ainda é recente, basta uma limpeza para aplicar a técnica.
A primeira sugestão é reproduzir a impressão de que sua parede está revestida com tecido, de tramas aparentes. Quem olhar não terá dúvidas e pensará que é mesmo tecido, num acabamento super elegante.
  • Divida a parede em linhas verticais de 50 cm usando para isso um lápis de cor da mesma cor em que a parede será pintada. Isso é para facilitar o desenho das tramas pois cada secção será trabalhada separadamente.





  • Com um rolo de pintar pinte a primeira secção com a cor escolhida. A cor deverá estar um pouco mais diluída para dar a impressão de transparência.
  • Com a tinta ainda úmida comece a fazer linhas horizontais usando uma escova de tecelão como da imagem. Passe a escova suavemente. Comece do teto para o piso e limpe a escova num pano úmido depois de cada passada. Trabalhe rapidamente.
  • Agora faça as linhas verticais começando do teto para o piso, da esquerda para a direita, da mesma maneira que você fez com as linhas horizontais, limpando a tinta no pano úmido após cada passagem.
  • Complete a parede uma secção de cada vez. Deixe secar 24 horas.
Percebam que o efeito final depende da pressão que será aplicada na escova de tecelão, tirando mais ou menos tinta. Se você não tiver uma escova de tecelão, use uma que tenha as cerdas bem macias.
Continuando, a segunda dica é dar uma aparência de cor lavada à sua parede. Esse efeito dá um charme antigo, como se a parede tivesse sido esfumaçada. A técnica é bem simples e você pode usar vários tons da mesma cor e obter um efeito ainda mais dramático em sua parede.
  • Misture a tinta escolhida com água em partes iguais.


  • Com um tecido que não solte fiapos, ensope na tinta diluída e comece a pintar a sua parede do canto superior esquerdo para baixo, sempre com movimentos circulares. Faça isso rapidamente e deixe secar um pouco.
  • Repita toda a operação sobre a parede ainda levemente úmida. Deixe secar por 12 horas.
  • No dia seguinte dilua removedor de tinta em água, em partes iguais e com um pano limpo bem molhado nessa mistura, vá esfregando a parede com movimentos circulares, do mesmo modo que você fez para pintá-la. Tenha um balde com água ao seu lado para ir enxaguando o pano enquanto lava a parede. Deixe secar totalmente.
Nessa técnica o efeito também dependerá da pressão que você aplicará na lavagem da parede. Use esse detalhe em seu favor, para obter o efeito que você deseja.
Duas técnicas simples e dois efeitos que mudam totalmente um ambiente. Com certeza um deles vai acabar com a monotonia da sua decoração.
Se você experimentar uma dessas dicas, não deixe de mostrar :)

Nenhum comentário:

Follow by Email