terça-feira, julho 20, 2010

''Algo Sobre Gatos'' Algumas Curiosidades²




* Assim como os seres humanos , os gatos roncam desde a primeira semana de vida. Mais tarde , o ronco aparece quando o acariciamos ou lhe oferecemos um alimento que ele goste ou a presença de alguém que lhe agrade.


* O catnip , ou erva do gato , contém um óleo que atua no gato assim como a marijuana nos humanos. Os bichanos entram em transe: cheiram , lambem ou mordem as folhas, rolam no chão e dão pulos no ar, ronronam e miam. Alguns gatos são imunes ao catnip. Entretanto há suspeita de que cause dependência em alguns gatos. 


* Os gatos tem um órgão olfativo no céu da boca. Por isso ás vezes farejam e ficam um tempo com a boca aberta e uma cara estranha. Eles podem saborear os aromas.


* Gatos têm na ponta do nariz um desenho tão particular como o padrão das impressões digitais de um ser humano. 


* Gatos têm tipo sanguíneo A e B como nós. 


* Ao contrário dos cães , os gatos não pensam que são humanos e sim que os humanos é que são algum tipo de felino. 


* Se vêem algo voando , querem pegar. Os apartamentos têm de ter redes nas janelas.


* O gato é uma criatura inteligente , como caçador solitário e competente que é: caucula ,resolve problemas e tem que ser versátil para sobreviver.


* Gatos não aprendem a atravessar ruas. Além do que, à noite ficam paralisados quando a luz dos faróis dos automóveis bate em seus olhos. 


* Gatos formam laços de amizade com humanos. Entre si mesmo os gatos têm relações de amizade e amor.


* Gatos aprendem , mais do que agem por instinto. Aprendem por observação ou ensinados pelas mães gatas a caçar e usar a caixa de areia.


* Segundo o estudioso de comportamento animal Konrad Lorenz , o gato é um dos poucos animais que mostram o que sentem , claramente , por suas expressões faciais. 


* Gatos transpiram pelas almofadinhas na sola dos pés. Repare no consultório do veterinário: A mesa a inox fica com as marcas úmidas das pegadas do bichano estressado.


* Como um pássaro, o gato usa seu relógio biológico , o ângulo da luz do sol e o campo magnético da Terra para se orientar. Ele pode achar a sua casa a uma distância enorme, graças a essa faculdade. Ele não consegue achar pessoas que estão longe: não usa o faro para seguir uma trilha.


* Gatos têm memória excelente.


Fonte aqui .

Nenhum comentário: