quarta-feira, julho 28, 2010

''Algo Sobre Gatos'' Fatos sobre gatos


Os gatos só vêem a preto e branco?

Não. Estudos recentes provaram que os gatos conseguem distinguir entre o vermelho e o verde, o vermelho e o azul, o vermelho e o cinzento, o verde e o azul, o azul e o cinzento, o amarelo e o azul e o amarelo e o cinzento. Mas seja como for, as cores não são tão importantes na vida dos gatos como são na nossa.
 

Alguns Fatos:

- Há cerca de 600 milhões de gatos domésticos em todo o mundo.

- O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos. 

- Os gatos possuem 32 músculos que controlam as suas orelhas. O gato pode girar as orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.

- A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Os ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.

- Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz (quando jovens!).
  
- Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.

- Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar. 

- O campo de visão de um gato é de 185 graus.

- O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias. O homem  possui entre 5 a 20 milhões.
 
- Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado 'Orgão de Jacobson'. É um analisador de odores e é por isso que as vezes os vemos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.

Nenhum comentário: